terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Cinco vidas em uma só: experiências e desventuras de uma escritora


Nascer na Cidade Tiradentes, bairro da periferia de São Paulo, não foi empecilho, para Claudia Canto conquistar seu espaço.


Hoje com 4 livros editados e o primeiro na sua terceira edição inglês e português. Lançado na Universidade de Oxford e Universidade de Glasgow
Com temas repletos de curiosidade e todos com experiências vividas pela autora.


A vida reservou para ela momentos inéditos, um conjunto de situações que pouca gente viveu. Imigrante ilegal na Europa e técnica de enfermagem em clínica psiquiatra no Brasil. É assim a vida nada comum de Cláudia Canto, que, de cada aventura e aprendizado, fez um livro.


Empregada doméstica, enfermeira, freelancer, escritora e palestrante
Chegar à Europa com 500 euros do bolso, viver como imigrante ilegal, trabalhar como empregada doméstica são algumas das lembranças que a escritora tem para contar.
De um ano que ficou na Europa, 10 meses foram em semi cárcere domiciliar em uma mansão em Lisboa, onde trabalhou cuidando da casa. Entre as experiências vividas, essa foi a mais difícil. “Trabalhava e cuidava de dois idosos na casa, não tinha praticamente folga, nem podia sair pra nada, nem pra telefonar”. Não voltar de “mãos abanando” foi o que motivou Claudia a continuar na “prisão”.


>


Transtornado e escritor: todo mundo tem um pouco
Depois dessa obra, Claudia mal imaginava que estava prestes a passar por outra experiência que lhe renderia mais um livro, a de técnica de enfermagem, uma de suas formações, em uma clínica psiquiatra. No primeiro dia em seu novo emprego, foi recepcionada por um homem que apresentava todos pelas suas respectivas doenças mentais.


“Agora você deve estar querendo saber o que eu tenho, né?! Eu sou o genro do George Bush e só não saí com a Madonna porque eu não quis”, apresentou-se o homem com transtorno bipolar. “Isso é para eu escrever de novo, pensei. Eu creio nas oportunidades. E esse foi até um livro didático, de acordo com os conhecimentos que tenho desses casos”, que publicou seu segundo livro, o “Bem-vindo ao mundo dos raros – Contos e crônicas de uma psiquiatra”. Depois da passagem pela clínica, Claudia também participou de palestras sobre o tema, onde, vestida como paciente, interpretava os casos que presenciou.


“Mulher Moderna Tem Cúmplice”, uma provocação aos machistas, aborda o drama dos relacionamentos atuais e violência contra as mulheres.


A cidade dormitório virou mulher
Nascida e criada em Cidade Tiradentes, periferia da zona leste de São Paulo, Claudia fez do bairro, sua nova obra. “Cidade Tiradentes, de menina a mulher”, a região é tratada como uma personagem que cresce entre desafios e conquistas.










segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Palestra Fundação Casa

"Com seu vestido preto de "apenas R$ 3 no brechó", como ela diz, a escritora que se adjetiva como "rara, rica e milionária" conversou com as meninas sobre autoconfiança e perseverança. "Eles podem roubar tudo da gente, menos o nosso conhecimento", disse ela, para os cerca de 50 rostos que a admiravam na primeira palestra do dia. Ao todo, foram dois encontros naquela sexta, para que todas as cerca de 100 internas pudessem conhecer a escritora." Texto e foto Jessica Maria





Fonte: Último Segundo - iG